“A Paixão Segundo São João” em concertos únicos na região

A emblemática Paixão Segundo São João, de Johann Sebastian Bach, vai escutar-se entre 11 e 13 de abril em Idanha-a-Nova, Crato e Castelo Branco, em três concertos exclusivos da Temporada de Páscoa 2025 da MAAC – Música Antiga Associação Cultural.

Apresentado pelo Concerto Ibérico Orquestra Barroca, agrupamento gerido pela MAAC, os concertos da Temporada de Páscoa 2025 têm direção, a partir do cravo de João Janeiro e apresenta Raquel Cravino (concertino) e um grupo de solistas de referência nacional e internacional: Eunice Abranches d’Aguiar (soprano), Julian Schmidlin (contralto), João Terleira (tenor) e Tiago Mota (baixo).

As três sessões dos concertos da Temporada de Páscoa 2025 acontecem sempre às 21h, na Igreja Matriz de Idanha-a-Nova (11 de abril), na Igreja Matriz do Crato (12 de abril) e na Sé Concatedral de Castelo Branco, a 13 de abril.

As Paixões de Bach são das obras mais exemplares de toda a História da Música Europeia. Destinada a ser executada para a entrada do compositor ao serviço da Igreja de São Tomás, em Leipzig, em 1723, a Paixão Segundo São João acabou por ser estreada só na Páscoa de 1724, na Igreja de São Nicolau da mesma cidade, tendo depois tido diferentes apresentações com versões diversas. 

O concerto de 11 de abril conta ainda com a participação da Ajidanha, que irá apresentar o espetáculo “O Drama da Paixão”, no qual é contada a história da Paixão de Cristo através dos momentos mais dramáticos dos coros da Paixão Segundo São João de Bach.