“Castelo Branco pretende ser uma cidade criativa”, foi com esta afirmação que Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, iniciou o seu discurso na sessão de abertura do 1º Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável.
O evento está a decorrer até este sábado, 15 de abril, no Centro de Cultura Contemporânea, no âmbito da candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria de Artesanato e Artes Populares, com o Bordado de Castelo Branco.
Uma candidatura “importante” e de “afirmação do Bordado”, voltou a afirmar o autarca albicastrense.
Mas nem tudo é um mar de rosas. Apesar da candidatura enaltecer uma arte secular, o presidente da Câmara de Castelo Branco manifestou a sua preocupação na continuidade do saber-fazer do Bordado.
Para a continuidade do Bordado de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues referiu que para a sua promoção é necessário criar condições para a sua formação. Nesse sentido, o presidente da Câmara de Castelo Branco reiterou ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para aprofundar esta arte para a sua valorização, acreditando que “tem condições para o fazer”.
A candidatura da autarquia está na génese deste encontro, com o intuito de encontrar o caminho do futuro, realçou Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara Municipal.
Contudo, o também coordenador da candidatura, admite que a aprovação da candidatura “não é fácil”, uma vez que só são aprovadas duas candidaturas, uma por categoria.
Mesmo que a candidatura não seja aprovada, Hélder Henriques, vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, afirmou que o Bordado sairá sempre vitorioso, com a sua valorização e destaque.
Com a presença de convidados nacionais e internacionais, das mais diversas áreas profissionais, o também coordenador da candidatura, apelou para que se tornassem embaixadores desta arte secular e a candidatura ganhar peso.
A sessão de abertura contou com a presença de Luís Castro Mendes, ex-ministro da Cultura, que saúda a candidatura do município de Castelo Branco à Rede de Cidades Criativas da UNESCO e declarou o seu apoio.
Luís Castro Mendes, ex-ministro da Cultura e antigo embaixador da UNESCO, durante a sessão de abertura do 1º Encontro Internacional de Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável, a decorrer em Castelo Branco.
De referir ainda que a autarquia albicastrense definiu a Ucrânia como país convidado.