A Câmara de Idanha-a-Nova apresentou a agenda Mistérios da Páscoa em Idanha 2024, que descreve e calendariza as tradições quaresmais e pascais que acontecem neste concelho.
A programação dos Mistérios da Páscoa inclui cerca de 280 práticas e expressões de piedade popular seculares, que se desenrolam ao longo de 90 dias, desde a Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes.
Em nota, a autarquia idanhense refere que durante o lançamento, o presidente da Câmara Municipal sublinhou que “cada localidade tem as suas particularidades, o que representa uma grande riqueza”. Armindo Jacinto enalteceu “as instituições e os grupos não formais que, com alma e devoção, preservam as tradições quaresmais e pascais do concelho, participando de uma forma ativa nos rituais. Refiro-me às paróquias, misericórdias, associações e comunidades locais que se revelam insuperáveis na defesa do nosso património”.
O autarca acrescentou ainda que “a nossa missão, enquanto Câmara Municipal, é colaborar com o povo para salvaguardar, documentar e divulgar esta nossa riqueza. Mais ainda, numa altura em que Idanha conseguiu a adesão à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa (no momento, em Portugal só Idanha e Braga integram esta rede)”.
Por sua vez, António Silveira Catana, coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha, explicou que a edição de 2024 é dedicada à análise das tradições da vila de Idanha-a-Nova. Com notas históricas, culturais e litúrgicas, faz uma abordagem profunda aos seus ritos e rituais.
Ainda na apresentação da Agenda, o pároco de Idanha-a-Nova, Padre Adelino Lourenço, referiu que “somos um povo diferente, que tem uma identidade própria, uma alma que advém de uma história com muitos séculos” e realçou a importância de dignificar, conservar e adaptar aos tempos de hoje as tradições do povo.