Dando continuidade ao propósito do Executivo Municipal de Proença-a-Nova de reforçar a relação de proximidade com a população e incentivar a participação cívica, a primeira reunião pública de câmara descentralizada do ano de 2024 realizou-se na Escola Pedro da Fonseca (19 de fevereiro).
Esta reunião teve um carácter diferente, que contou com os representantes de cada ano escolar, que foram convidados a participar na reunião com objetivo de incentivar os jovens à participação democrática, num ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril, refere a autarquia em nota.
O presidente da Câmara Municipal começou por sublinhar o papel dos municípios e das juntas de freguesias, explicando que “são as entidades de administração do Estado mais próximas que existem da população, e em algumas localidades são a única entidade que o Estado tem no território”. João Lobo reforçou ainda que o 25 de abril trouxe as eleições livres e a possibilidade de cada cidadão poder escolher os seus representantes mais próximos.
Com esta iniciativa, os alunos tiveram a oportunidade de participar numa reunião de Câmara e perceber como as decisões são tomadas.
No ponto de intervenção do público, os representantes de cada ano escolar tiveram também a oportunidade de apresentar as propostas comemorativas dos 50 anos do 25 de abril que irão desenvolver durante o ano letivo. O Executivo Municipal explicou ainda um pouco do funcionamento da Câmara de Proença-a-Nova e ficou o convite para participarem em sessões públicas futuras.