(Trang Doan / Pexels.com)
Um espaço cowork é um espaço de trabalho partilhado. O conceito foi criado nos Estados Unidos da América, em 2005, e é cada vez mais um recurso principalmente para empresários e trabalhadores independentes (Freelancers) que optam por esta forma mais económica de usufruir de um local de trabalho sem ter os encargos financeiros e burocráticos inerentes a um espaço empresarial convencional.
Para além da vantagem económica, o aumento da produtividade é uma das principais razões pelas quais alugar um espaço cowork é cada vez mais uma solução para empresários e trabalhadores independentes.
O ambiente de trabalho típico deste tipo de espaço é o ideal para quem quer, por um lado, evitar o ambiente demasiadamente descontraído do seu escritório em casa e, por outro, ter acesso a um ambiente profissional onde seja possível manter a concentração.
Quando trabalhamos a partir de casa, é-nos bastante difícil abstrair das dinâmicas e tarefas típicas de um ambiente doméstico.
Os filhos que requerem muita da nossa atenção, alguém que bate à porta para nos visitar, a tentação de ligar a televisão, o cão que ladra, o gato que derruba algum objeto, são alguns exemplos de situações normais e passíveis de acontecer com alguma frequência no dia-a-dia da nossa casa.
Este tipo de situações traz distração e desconcentração ao trabalhador e, como tal, vai afetar negativamente a sua produtividade. Por outro lado, optar por trabalhar em casa, pode também acabar por afetar o próprio ambiente doméstico e familiar.
Em suma, arriscamo-nos a não estar cem por centro empenhados nem no trabalho, nem no bem-estar do nosso lar.
O ritmo a que se vive, por exemplo, nas grandes cidades, como Lisboa ou Porto, o barulho, o stress ou o trânsito, fazem com que, quando estamos em casa, necessitemos que esta tenha um ambiente sossegado e tranquilo. Por essa razão, há cada vez mais espaços cowork em Lisboa e no Porto.
No fundo, a nossa casa é o lugar que deve estar associado ao descanso e ao lazer. Quando misturamos o trabalho com o ambiente doméstico devemos esperar que os nossos níveis de produtividade diminuam.
Vantagens De Espaços Cowork
Os espaços de cowork têm a vantagem de poder reunir no mesmo espaço laboral, colaboradores e empresários de várias empresas, de diferentes setores de atividade económica.
Este facto faz com que a partilha de experiências e conhecimento traga novas ideias e oportunidades de fazer negócio e de expandir a rede de contactos dos coworkers (networking).
O networking é uma ferramenta essencial para a expansão e crescimento de qualquer negócio e estes espaços costumam ter áreas de lazer e de convívio propícias a essa mesma partilha de ideias e alargamento da rede de contactos.
Segundo um estudo de opinião norte-americano, a esmagadora maioria dos utilizadores destes espaços não só estão se mostraram satisfeitos pela opção tomada, como também afirmaram que se sentem mais confiantes a trabalhar neste tipo de ambiente de colaboração profissional e declararam ter melhorado as suas interações sociais, o que se veio a refletir num aumento significativo do networking.
Mais de metade dos visados neste estudo garantiram, ainda, que a qualidade do tempo passado em ambiente doméstico melhorou bastante depois de decidirem mudar o seu local de trabalho para um espaço cowork.
A infraestrutura deste tipo de espaços (estacionamento, espaço para refeição, biblioteca, etc.) e a tecnologia neles presente (Wi-Fi, ar-condicionado, máquina de café, impressora, etc.) facilita bastante o desempenho profissional dos seus colaboradores.
Estes têm ao seu dispor todas condições necessárias para manter um ambiente de trabalho confortável e produtivo, condições essas que nem todos dos trabalhadores não dispõem se optarem por trabalhar a partir de casa.
São ainda espaços que possuem zonas onde é possível organizar eventos de empresas ou relacionados com determinadas áreas de negócio. Estes eventos são momentos favoráveis à colaboração entre utilizadores deste espaço.
É neste contexto que se podem discutir ideias e que determinados projetos podem dar os primeiros passos ou obter suporte de outros colaboradores que também partilhem este espaço.
Este contexto de relações sociais laborais e de partilha de pontos de vista em ambiente mais descontraído do que o que é vivido na maioria dos espaços laborais convencionais, pode revelar-se bastante favorável ao aumento da produtividade dos coworkers.
Para um trabalhador se manter produtivo é necessário ter as condições materiais para o desempenho das suas tarefas, ter um ambiente de trabalho descontraído, ter o conforto suficiente para satisfazer as suas necessidades mais básicas e ter interações interpessoais que o mantenham um ser social e que permitam a partilha de know how.
É exatamente esta oferta destes espaços de cowork que os torna mais produtivos quando comparados com a nossa sala ou o nosso escritório de casa.