Até ao dia 9 de maio está a decorrer o Programa de Prevenção CARE, uma iniciativa dinamizada pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima -, e promovida na comunidade escolar pela CPCJ de Proença-a-Nova.
Com o objetivo de prevenir a violência sexual contra crianças e jovens, este programa abrange todos os alunos do 1º ao 4º ano do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.
A autarquia explica que o Programa de Prevenção CARE foi desenvolvido pela APAV no âmbito do Projeto CARE, que oferece apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os principais objetivos deste programa incluem dotar as crianças de informação e competências que lhes permitam identificar, antecipar e agir perante situações de violência sexual, independentemente do contexto ou idade, capacitando-as e tornando-as mais atentas.
É crucial a prevenção desde tenra idade, visto que dados da APAV/Rede CARE revelam que cerca de 15 a 20% dos pedidos de apoio anuais dizem respeito a crianças com idades entre 0 e 7 anos. O Programa de Prevenção CARE visa ajudar as crianças a reconhecerem comportamentos abusivos e a procurarem ajuda atempadamente, especialmente considerando que muitas situações de vitimação ocorrem no contexto intrafamiliar.