São oito os estabelecimentos de ensino do distrito de Castelo Branco que aderiram à 13ª edição da “Escola Electrão”. As escolas participantes reúnem pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem junto da comunidade escolar.
As escolas da região que aderiram a este programa são: Escola Básica de São Domingos, Cantar-Galo, Covilhã; Escola Básica de Silvares, Fundão; Escola Básica de Sobreira Formosa, Proença-a-Nova; Escola Básica e Secundária Pedro Álvares Cabral, Belmonte; Escola Básica Serra da Gardunha, Fundão; Escola Secundária Campos de Melo, Covilhã; Escola Secundária de Fundão; e Escola Secundária Quinta das Palmeiras, Covilhã, como é revelado em nota.
As escolas participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas, que são convertidos em prémios. Por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados cada escola recebe um ponto e por cada 10 pontos acumulados recebe um cheque-prenda no valor de 75€.
A 13ª edição da “Escola Electrão” arrancou em setembro e decorre até final de junho, acompanhando assim o ano letivo.
A campanha desafia também os alunos e professores das escolas participantes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem, no âmbito do concurso trimestral “Repórter Electrão”. Cada aluno e professor com trabalhos vencedores recebe um cheque-prenda no valor de 50€.