Folclore regressou a casa

Folclore regressou a casa
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

A Associação “As Palmeiras”, através do seu Grupo de Danças e Cantares da Beira Baixa, acolheu o II Encontro de Cantadores de Viradas e Saias de Castelo Branco.

Este ano, além do grupo anfitrião, o evento contou com as presenças de três grupos vindos do Alto Alentejo, sendo eles, Grupo de Cantares Despertar Alentejano (Campo Maior); Grupo das Pedrinhas de Arronches (Arronches); e Rancho Folclórico de Gáfete (Crato).

O encontro decorreu na sede da coletividade albicastrense, onde Arlindo Fonseca, presidente da associação, realçou o facto de o folclore ter regressado a casa.

Arlindo Fonseca, presidente da Associação “As Palmeiras”, feliz pela realização de mais uma edição do Encontro de Cantadores de Viradas e Saias de Castelo Branco, que decorreu na sede da coletividade.

A partilha de conhecimentos e das tradições dos territórios, tão ligados no passado, continuam presentes e vivos, passando de geração em geração. As boas relações dos grupos presentes no encontro foi palco disso, com os grupos a convidarem os outros grupos a participar nas suas atividades no próximo ano.

O Encontro de Cantadores de Viradas e Saias de Castelo Branco contou com a presença de Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, onde saudou os grupos convidados, e destacou a preservação e promoção do património imaterial.

Ricardo Pires Coelho