50 anos a dar resposta às pessoas com deficiência mental

50 anos a dar resposta às pessoas com deficiência mental
Fotografia: Ricardo Pires Coelho

A APPACDM de Castelo Branco festejou o seu 50º aniversário, celebrando o apoio prestado à comunidade, nomeadamente às pessoas com deficiência mental.

No seu arranque, a instituição apoiava 7 utentes. Agora, são mais de 600, nas mais diversas valências e pelo distrito, sempre a contribuir para o bem-estar daqueles que necessitam dessa ajuda.

Na sessão comemorativa, a presidente da APPACDM de Castelo Branco realçou um fator importante e que esteve e está sempre na linha da frente, a inclusão social. Um caminho possível na educação, formação e no desporto, através das mais diversas parcerias.

Um passado com muita história e muitos desejos, ultrapassando algumas dificuldades e barreiras. Um desses anseios, recordou Maria de Lourdes Pombo, é passar o terreno onde está a Quinta da Carapalha para o nome da APPACDM de Castelo Branco. E, neste campo, isso vai acontecer, anunciou.

A passagem da Quinta da Carapalha para o nome da APPACDM de Castelo Branco vai acontecer no início do próximo ano, após a tomada de posse do novo Governo, numa cerimónia que irá encerrar as comemorações dos 50 anos da instituição, revelou a presidente da instituição.

Maria de Lourdes Pombo anunciou ainda a doação de uma residência, localizada no centro da cidade, onde irão desenvolver novos projetos inovadores; assim como estão estabelecidos contactos para desenvolver trabalhos e investigações na Quinta.

Na sessão de abertura dos 50 anos da instituição tomaram também da palavra Nuno Maia, diretor do Centro Distrital de Castelo Branco da Segurança Social; e Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco; que realçaram o trabalho desenvolvimento, reconhecendo o contributo para a saúde e bem-estar daqueles que necessitam dos seus serviços, procurando encontrar e inovar novas capacidades.

Ricardo Pires Coelho