Foi na sequência da discussão do Orçamento de Estado para 2024, a deputada eleita pelo PSD no distrito de Castelo Branco, Cláudia André, questionou o secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, sobre a falta de cobertura de rede nos concelhos do distrito de Castelo Branco.
Em nota é referido que, depois de citar o testemunho de Nuno Marçal, bibliotecário de biblioteca móvel do concelho de Proença-a-Nova, Cláudia André afirmou que em todos os concelhos do distrito “não existe rede de telemóvel em muitas freguesias. Alunos, escolas, família, professores, empresários e também idosos vivem sem internet e sem rede de telemóvel”.
Desta forma a parlamentar quis começar por saber como é que se pode desenvolver o interior “sem sequer termos cobertura de rede de telemóvel ou de internet?”.
Depois de Mário Campolargo ter referido que o concurso para a cobertura de rede nas zonas brancas identificadas estar para breve, a parlamentar quis saber “qual a data em que o concurso será lançado e qual é a data em que o problema da falta de internet e de rede telemóvel será resolvido no distrito de Castelo Branco?”.
Cláudia André questionou ainda “quanto é que está previsto no orçamento de estado 2024 para ser investido na cobertura das zonas brancas?”.