Cerca de uma centena de jovens em “Jogos Sem Entraves”

Cerca de uma centena de jovens em “Jogos Sem Entraves”

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento -, através do projeto Inter(Agir) – Dialogar e Conhecer para melhor Integrar em Castelo Branco, em parceria com a Associação de Atletismo de Castelo Branco, promoveu um evento desportivo intercultural de atletismo denominado “Jogos Sem Entraves” da atividade Jornadas Desportivas Multiculturais. Uma iniciativa direcionada à integração de Nacionais de Países Terceiros do concelho de Castelo Branco, decorreu nos campos sintéticos da Zona de Lazer de Castelo Branco e envolveu cerca de uma centena de jovens, entre os 6 e os 23 anos, maioritariamente descendentes de refugiados e jovens da comunidade migrante.

A associação albicastrense refere que o evento contou com a presença de turmas da Escola Básica Afonso de Paiva, da Escola Secundária Amato Lusitano, da Escola Básica do Castelo e da Associação Agostinho Roseta – Escola Profissional.

A além de fomentar o sentido de responsabilidade nestes jovens e o sentimento de pertença à comunidade, o principal objetivo desta iniciativa foi a associação da prática desportiva com a valorização da diversidade, interculturalidade e igualdade de género, assim como do combate à discriminação.