A APEF CB – Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco – comemorou o seu 35º aniversário e, durante a cerimónia, foram mencionadas, por diversas vezes, a sua relevância a nível nacional.
A referência parte de um plano de atividades estruturado, pensado não só para os sócios ou para os profissionais de educação física, como também para toda a comunidade.
O presidente da associação começou por fazer um balanço dos 35 anos de existência, que assentam num trabalho “equilibrado”, composto por pessoas “pró-ativas, resilientes e positivas”.
João Ramalho começou por realçar as mais de 1.200 horas de formação, que integraram mais de 2.700 formandos, considerando que são “respostas positivas, que vão além dos números”. Outro assunto destacado foi o “Acerta o Passo”, aberto à comunidade, com a primeira edição a realizar-se em 2006. Uma iniciativa que, segundo o dirigente, foi uma antecipação do programa nacional do Governo “Marcha e Corrida”.
Estar incluído na comunidade e promover a prática do exercício físico fizeram e continuam a fazer parte de um plano de atividades “robusto” e com “estabilidade financeira”.
Mas, há objetivos e desejos para se concretizarem. João Ramalho destacou a falta de uma sede própria e a renovação dos órgãos sociais.
Aumentar o número de associados, que se tem verificado nos últimos anos; e a aumentar, ainda mais, a relação com os professores de educação física do distrito, foram outras das metas traçadas por João Ramalho, presidente da APEF CB, durante o seu discurso do 35º aniversário.
A cerimónia contou com a presença de Fernando Raposo, assessor para a Cultura e Educação da Câmara de Castelo Branco, que parabenizou o trabalho desenvolvido por esta associação; e Avelino Azevedo, presidente da Conselho Nacional de Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto, que realçou o “trabalho único em Portugal” realizado pela APEF CB, que a tornam uma “referência” a nível nacional”.
A cerimónia contou ainda com a entrega dos diplomas aos sócios que completam 25 anos de associado.
Ricardo Pires Coelho