“Temas Emergentes da Fisioterapia Desportiva e da Performance” foi o tema da 3ª edição de apresentações de trabalhos de alunos da licenciatura em Fisioterapia da ESALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias -, de Castelo Branco, e de fisioterapeutas estagiários, também formados por esta escola, atualmente a trabalhar no Sporting Clube de Braga.
A sessão decorreu no auditório da Cidade Desportiva e contou com a presença dos elementos do Departamento Clínico do Sporting de Braga, bem como outros participantes da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e do Instituto Superior de Saúde.
O Politécnico de Castelo Branco refere que os estagiários de fisioterapia da ESALD Daniel Reis, Bárbara Coelho, Nuno Fonseca, Rodrigo Falcão, João Carvalho, Joana Dias e Beatriz Mesquita, apresentaram diversos temas de relevância para a prevenção de lesões, condições clínicas, abordagens terapêuticas, recomendações para o retorno à prática desportiva após lesão.
Os fisioterapeutas Ana Bacalhau, João Laureano, Luís Monteiro, Margarida Ribeiro e Tiago Joana, licenciados na escola albicastrense e atualmente a terminar o seu estágio profissional no clube, apresentaram trabalhos de investigação relacionados com a intervenção da fisioterapia no desporto, que foram desenvolvidos neste ano de estágio profissional.
Os docentes da ESALD destacaram a qualidade científica dos trabalhos produzidos pelos alunos e pelos estagiários formados na ESALD e o seu contributo para explorar novas abordagens da fisioterapia no contexto desportivo.
Por sua vez, Francisco Miranda, Head Physio/Sport Science do Departamento Médico e do Gabinete de Otimização Desportiva do Sporting de Braga, destacou a relevância dos temas abordados, que contribuem para uma maior fundamentação científica da prática desportiva no campo da fisioterapia, e a articulação entre o clube e as instituições de ensino superior, que permite uma real aproximação entre o contexto da formação académica e a prática profissional.
Neste sentido, o protocolo existente entre o Sporting de Braga e a ESALD tem permitido aos alunos de fisioterapia a realização de estágios curriculares e profissionais, reforçando os quadros do Sporting de Braga com profissionais formados na ESALD.