Academia de Futebol na Zona de Lazer de Castelo Branco

Academia de Futebol na Zona de Lazer de Castelo Branco

A Academia de Futebol Distrital vai ser instalada na Zona de Lazer da cidade de Castelo Branco, nomeadamente, no espaço que alberga a Pista de Atletismo.

Depois de equacionadas outras zonas, o local está decidido e a construção já foi protocolado, numa cerimónia que aconteceu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara Municipal, da Associação de Futebol e da Federação Portuguesa de Futebol, onde classificaram este momento como “histórico”.

O autarca Leopoldo Rodrigues referiu que foi “um processo longo”, explicando que neste espaço há condições para a criação da academia.

Também um Pavilhão vai ser construído, revelou Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco.

Uma infraestrutura que vai contribuir para dar melhores condições à prática do futebol, mas também contribuir para o desenvolvimento do interior, disse o autarca.

Com este projeto, que se espera concluído a 31 de outubro de 2024, Castelo Branco poderá acolher eventos internacionais, só possível com a criação desta estrutura, afirmou Manuel Candeias, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Um dos exemplos dados por Manuel Candeias, presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, é a possibilidade da cidade albicastrense poder receber estágios de seleções para o mundial de 2030, caso a candidatura seja aprovada.

Por sua vez, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, explicou que a criação desta Academia de Futebol surge no âmbito do programa “Uma Associação, uma Academia”, que financia o investimento em 600 mil euros (40%) para um limite orçamental de 1,5 milhões de euros.

No caso de Castelo Branco, um projeto que pretende dar um passo na modalidade, dando melhores condições e mais atratividade.

Durante a assinatura do protocolo foi dito que ficou também acordado que, além da Academia de Futebol Distrital estão direcionada para a modalidade, a infraestrutura possa estar ao serviço de outras, aquando das pausas desportivas.

Quanto ao valor total do investimento não foi revelado, mas irá superar os 1,5 milhões de euros.

Ricardo Pires Coelho