Miguel Marques, presidente da Câmara de Oleiros, foi eleito vice-presidente da Secção de Municípios para as Energias Renováveis da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), para o mandato de 2026/29.
A eleição da nova Mesa da Secção determinou como presidente Ana Rita Dias, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar. Além do autarca do Município de Oleiros, integra igualmente a vice-presidência Eduardo Tavares, presidente da Câmara de Alfândega da Fé.
Os cargos de vogais são ocupados por Marta Prates, presidente da Câmara de Reguengos de Monsaraz; e João Silva Cruz, presidente da Câmara de Mangualde.
A autarquia oleirense dá conta que entre as principais prioridades da Secção irá continuar a estar o IMI aplicado aos centros electroprodutores, designadamente barragens, parques eólicos e centrais fotovoltaicas.
Neste âmbito, está em análise o processo de ressarcimento financeiro aos municípios pelos sistemas de energias renováveis instalados nos seus territórios, incluindo parques eólicos, barragens e a passagem de linhas de alta tensão, entre outros.
Foi ainda deliberado solicitar uma audiência à ministra do Ambiente e ao secretário de Estado da Energia, com o objetivo de abordar esta matéria e dar seguimento a este desejo dos municípios.