A pista de patinagem que estava situada no piso 0 do CCCCB – Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, sem utilização há alguns anos, foi reconvertida num salão polivalente, preparado para receber diversas iniciativas, como exposições ou conferências.
A obra foi da responsabilidade da Câmara de Castelo Branco e da autoria dos arquitetos Josep Lluis Mateo e Reis de Figueiredo, responsáveis pelo edifício do CCCCB. A intervenção pretendeu revitalizar aquele espaço, conferindo-lhe uma maior utilidade, através de uma dimensão social e lúdica, enquanto palco de diversos eventos e iniciativas culturais e sociais.
No próximo mês de dezembro, a autarquia albicastrense revela que o espaço também fará parte da programação do Natal em Castelo Branco 2025, recebendo atividades alusivas à quadra natalícia.
A ampla sala envidraçada, com dois painéis de vidro nos topos, possui aberturas de correr que permitem que o salão se transforme numa área una, sempre que for necessário que a zona expositiva interior articule com o exterior.
Do lado nascente, as antigas bancadas em madeira foram substituídas por outras em granito, dando lugar a um anfiteatro ao ar livre, que poderá acolher projeções de filmes e pequenos espetáculos.
A Câmara de Castelo Branco frisa que esta empreitada também permitiu consertar o teto, que tinha sido danificado num temporal em 2021. Aproveitou-se o teto de chapa zincada como cobertura geral e foi colocado um teto falso suplementar com os detalhes adequados por razões acústicas, estéticas e ambientais.