Mais de 350 alunos de 19 turmas do distrito de Castelo Branco já estão inscritos no maior desafio escolar sobre alimentação saudável em Portugal.
No ano letivo 2025/26, o projeto “Heróis da Fruta” regressa às escolas portuguesas para continuar a promover hábitos alimentares mais saudáveis entre as crianças. As inscrições gratuitas para a 15ª edição desta iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que conta pela primeira vez com o apoio principal da BNP Paribas Cardif, decorrem até 31 de outubro, via internet.
A organização conta que podem participar turmas de pré-escolar e 1º ciclo, de escolas públicas e privadas, incluindo jardins de infância, Atividades de Tempos Livres, Centro de Atividades de Tempos Livres, Atividades de Apoio à Família e agrupamentos de todo o país, incluindo Madeira e Açores. A metodologia combina música, storytelling e gamificação, protagonizada por personagens-modelo que ganham “superpoderes” através da ingestão de alimentos saudáveis, em linha com as recomendações da Organização Mundial da Saúde, Direção-Geral da Saúde e Direção-Geral de Educação.
Nesta 15ª edição, todas as turmas que completarem o desafio de 5 semanas irão receber prémios de participação garantidos, eliminando o tradicional sorteio. Cada aluno e professor vai receber diploma, autocolantes “Heróis da Fruta” e um pack de vouchers familiares com entradas gratuitas em experiências educativas e de lazer. As turmas terão ainda acesso à bandeira “Missão Cumprida”, ao livro-jogo Heróis da Fruta, sementes para plantar na horta escolar e um convite para participar online na cerimónia oficial de entrega de prémios, com a presença das mascotes Sushi, Yoga e Tuktuk.