O livro “Ideias simples para uma escola feliz”, coordenado por João Ruivo, foi apresentado no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova. A obra foi apresentada por Ricardo Vieira, professor Decano do Politécnico de Leiria, e também um dos autores do livro.
Editado pela RVJ Editores, esta conta que o docente realçou a importância da obra, “dividida em três partes”, onde em jeito “autobiográfico” cada um dos autores apresenta a sua visão sobre a escola e a educação. Frisou também o facto da autarquia de Idanha-a-Nova se ter associado a um livro tão diferenciador e importante para a história da educação.
Como referiu Ricardo Vieira, “o livro reúne um conjunto de artigos dos principais investigadores nacionais e internacionais da área da educação”.
No entender de João Ruivo esta é “uma obra marcante e duradoura, desde logo pela lista de colaboradores que aqui constam. Mas, sobretudo, pela qualidade dos testemunhos que queremos deixar às gerações que nos vão substituir no imparável, irreversível e perpétuo movimento da História, porque não existe a era do vazio”.
O coordenador do livro explica que aos autores não se pediram artigos científicos, “antes, sim, a produção de uma narrativa pessoal (se necessário autobiográfica) com base as experiências/vivências/representações adquiridas ao longo de uma vida e de um trajeto profissional, baseado em convicções, que se tornaram evidências. Aquilo que designei por Legado Pedagógico para as Novas Gerações, através de uma linguagem acessível e motivadora”.
A sessão contou também com a presença de Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, entidade que apoiou a obra; e João Carrega, editor da obra.