Em Medelim, no concelho de Idanha-a-Nova, decorreu o 5º festival “Uma Páscoa, Várias Culturas”, que destacou a celebração de diversas tradições culturais, através de uma rica programação de atividades.
A autarquia idanhense conta que, durante a abertura, Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal, enalteceu “este festival como um exemplo vivo da enorme riqueza cultural e imaterial de Idanha, ainda mais significativo por acontecer durante a Quaresma — um período profundamente marcado por tradições e vivências religiosas”.
Durante dois dias, houve cortejos pelas ruas, danças tradicionais, palestras e encenações históricas, desde o impactante Teatro de Fogo com a história de Purim, até à celebração sefardita do Shabat.
Já Ana Filipa Fonseca, presidente da Junta de Freguesia de Medelim, reforçou que “este não é apenas um festival, mas um verdadeiro encontro de amizade, cultura e preservação. Um momento de celebração onde todos os medelinenses se tornam o expoente máximo da harmonia entre diferentes tradições”.
Entre outras atividades, o evento contou também com um passeio pedestre pela Rota dos Balcões, o que permitiu aos participantes explorar as paisagens da região, e um cortejo da Pessach, a Páscoa judaica.
O festival incluiu ainda concertos, uma conversa sobre a Comunidade Judaica e muita animação.