As paisagens do concelho de Proença-a-Nova serviram de base para a gravação e realização do filme “Alma E-Xisto”, já disponível no canal de Youtube da “Centro Portugal Film Commission”. Os alunos, estudantes de cinema, venceram na categoria “Art&Storytelling” da 17ª edição do Concurso ‘ART&TUR’ – Festival Internacional de Cinema de Turismo.
O filme, pensado e executado por um conjunto de alunos colombianos, conta a história da vida nas aldeias do Interior, com a maior parte das cenas a serem gravadas em solo proencense, passando pela aldeia de Xisto da Figueira, Cunqueiros, Praia Fluvial da Fróia, entre outros. A concurso esteve também outro trabalho, desenvolvido por alunos da Universidade da Beira Interior. O trabalho, realizado com o acompanhamento próximo de mentores, envolveu a dinamização de workshops, com os estudantes a terem de apresentar os guiões e a realizar os próprios filmes, conta a autarquia proencense.
Entre os alunos colombianos que se inspiraram no território, conta-se o diretor Juan Manuel Arias Gaviria, a equipa de produção ‘Tilde & Giro Creative Business’, Laura Girón Cardona, o diretor de fotografia Luis Eduardo Cuadros e Juan Manuel Arias Gaviria, na edição, com a voz de Nicola Henriques.
Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 67 filmes que integraram a shortlist da competição, tendo sido selecionados entre os 302 filmes promocionais e documentários, de 43 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri internacional, composto por um painel de 44 jurados.