Foram inauguradas as obras de requalificação do Largo dos Olivais e zona envolvente na Lardosa, concelho de Castelo Branco.
Este espaço foi alvo de uma requalificação paisagística levada a cabo pela Câmara de Castelo Branco, e a inauguração decorreu no dia em que a freguesia comemorou o Bodo em honra do Mártir São Sebastião. O investimento envolveu aproximadamente 4.500m2 e um valor de cerca de 400 mil euros.
A autarquia dá conta que este espaço, pavimentado e melhorado, apresenta zonas de estar e de lazer, com a inclusão de bancos, uma área para jogos e espaços verdes. Destaque para o mural da autoria do artista João Cavalheiro, mais conhecido por Styler, que preenche com cor uma fachada do Largo, em homenagem à festa do Bodo, aos emblemáticos cascoréis e a todas as mulheres que os carregam nos tabuleiros.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, esta imagem vai permitir “perpetuar a memória daqueles que vão construindo comunidade, mantendo vivas as tradições”. Leopoldo Rodrigues considera que esta empreitada, é um reflexo da “aposta na melhoria das condições de vida nas freguesias do concelho, oferecendo outra dignidade e valorizando o património”.
Além da requalificação paisagística do Largo dos Olivais, os arruamentos envolventes, nas imediações da Casa do Povo da Lardosa, foram contemplados com nova eletrificação; drenagem de águas pluviais; melhoria da acessibilidade pedonal, através do afastamento das valetas das habitações e da colocação de sumidouros antes das passadeiras; e aperfeiçoamento da distribuição de água para o chafariz e a rede de rega.
Já o presidente da Junta de Freguesia da Lardosa explicou que era uma obra “há muito aguardada e que teve vários percalços, porque o empreiteiro que a começou a fazer faliu, e o atual Executivo da Câmara pegou no trabalho, relançou e concluiu a obra”. Apesar da demora, José Dâmaso afirmou que a zona ficou “mais moderna e bonita”, dando uma “qualidade de vida diferente”.
Após a cerimónia de inauguração, a aldeia assistiu à atuação do grupo de bombos ‘Os Loureiros’ e ao cortejo dos tabuleiros em direção à Capela de São Sebastião, onde se celebrou a Eucaristia que terminou com a tradicional bênção e distribuição dos cascoréis à população presente.