A atividade “Cientista regressa à Escola” chegou às duas turmas do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. Esta Oficina de Ciência, promovida pela Native Scientists, foi dinamizada por Fernando Vaz Dias, natural da aldeia de Pucariço, em Proença-a-Nova, atualmente a lecionar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, enquanto professor auxiliar convidado.
Na dinâmica realizada com os alunos, Fernando Vaz Dias propôs a criação de uma pintura individual a partir das plantas recolhidas e trazidas de casa pelos próprios para a sessão. Numa aula interativa e com participação dos jovens, a autarquia proencense refere que se falou, de uma forma geral, sobre as cores e a relevância das plantas, tanto do ponto de vista humano como social e ambiental, abordando as mais diferentes finalidades que as plantas podem ter. A dinâmica misturou momentos teóricos e práticos, combinando ciência e arte.
A organização criou o programa “Cientista Regressa à Escola” com o objetivo de criar pontes e estreitar relações entre o cientista e o concelho, envolvendo também as crianças neste processo e promovendo a literacia científica com base numa educação circular.
O programa desenvolvido pela Native Scientists teve o apoio e a parceria do Município de Proença-a-Nova e da Fundação Belmiro de Azevedo.