Dia Internacional do Voluntariado assinalado com encontro em Vila Velha de Ródão

Dia Internacional do Voluntariado assinalado com encontro em Vila Velha de Ródão O Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) foi assinalado na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, com um encontro de voluntários do concelho, que contou com o testemunho de uma representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro sobre a missão desta associação e os serviços e apoios que presta à população. A iniciativa foi organizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, em pareceria com o CLDS 5G local e procurou homenagear os voluntários do concelho e proporcionar um espaço de diálogo, convívio e partilha de ideias sobre a importância do voluntariado, da solidariedade e da inclusão, explica a autarquia rodanense. Presente na sessão, o vice-presidente do Município de Vila Velha de Ródão começou por agradecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários. José Manuel Alves destacou o facto de que “nem sempre é fácil conciliarmos a nossa vida profissional e pessoal com o voluntariado, mas os voluntários que temos hoje na plateia mostram bem a capacidade das pessoas do nosso concelho em dar apoio e qualidade de vida ao próximo, por isso agradeço a vossa vinda e o vosso trabalho altruísta, assim como o trabalho extraordinário que a Liga faz no nosso concelho e em todo o país”. Por sua vez, Sara Morais, técnica de gestão de voluntariado no Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realçou que “o voluntariado é o pilar estrutural da instituição, já que a efetividade do trabalho de apoio aos doentes com cancro e seus familiares decorre em grande parte da ação dos voluntários”. Sobre o voluntariado no nosso país, esta responsável destacou que “a percentagem da população portuguesa residente com 15 ou mais anos de participação em atividades formais ou informais de voluntariado é de cerca de 7,8%, o que corresponde a 695 mil voluntários, sendo a taxa de voluntariado feminina mais elevada do que a masculina”. Sara Morais adiantou ainda que, em média, a população portuguesa dedica cerca de 32 horas/mês ao trabalho de voluntariado.

O Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro) foi assinalado na Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, com um encontro de voluntários do concelho, que contou com o testemunho de uma representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro sobre a missão desta associação e os serviços e apoios que presta à população.

A iniciativa foi organizada pelo Município de Vila Velha de Ródão, em pareceria com o CLDS 5G local e procurou homenagear os voluntários do concelho e proporcionar um espaço de diálogo, convívio e partilha de ideias sobre a importância do voluntariado, da solidariedade e da inclusão, explica a autarquia rodanense.

Presente na sessão, o vice-presidente do Município de Vila Velha de Ródão começou por agradecer o trabalho desenvolvido pelos voluntários. José Manuel Alves destacou o facto de que “nem sempre é fácil conciliarmos a nossa vida profissional e pessoal com o voluntariado, mas os voluntários que temos hoje na plateia mostram bem a capacidade das pessoas do nosso concelho em dar apoio e qualidade de vida ao próximo, por isso agradeço a vossa vinda e o vosso trabalho altruísta, assim como o trabalho extraordinário que a Liga faz no nosso concelho e em todo o país”.

Por sua vez, Sara Morais, técnica de gestão de voluntariado no Núcleo do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, realçou que “o voluntariado é o pilar estrutural da instituição, já que a efetividade do trabalho de apoio aos doentes com cancro e seus familiares decorre em grande parte da ação dos voluntários”.

Sobre o voluntariado no nosso país, esta responsável destacou que “a percentagem da população portuguesa residente com 15 ou mais anos de participação em atividades formais ou informais de voluntariado é de cerca de 7,8%, o que corresponde a 695 mil voluntários, sendo a taxa de voluntariado feminina mais elevada do que a masculina”. Sara Morais adiantou ainda que, em média, a população portuguesa dedica cerca de 32 horas/mês ao trabalho de voluntariado.