A última ronda do Campeonato de Kartcross teve um final amargo para jovem João Pinheiro.
O Circuito da Costilha em Lousada acolheu a última ronda, esta que viria a ser também a última vez que iria ser utilizada a configuração atual do traçado, sendo esta prova apelidada pela organização como a “Last Lap”.
A equipa JCP Racing e o seu piloto João Pinheiro contam que chegavam a Lousada com a motivação do bom resultado alcançado na ronda anterior, empenhando-se para tentar manter o ritmo demonstrado.
No primeiro dia de competição, com condições de aderência muito difíceis, devido à chuva que se fez sentir, o piloto cravava o 7º tempo mais rápido da geral na sessão de treinos cronometrados. Este finalizava o dia na mesma posição da geral e 4ª posição da divisão 1, após a primeira qualificação.
No segundo e último dia de competição, na segunda qualificação, após um arranque menos bem conseguido por parte do piloto, fazia com que o mesmo viesse apenas a terminar na 13ª posição da geral e 9ª posição da divisão 1.
Na qualificação 3, desta vez João Pinheiro fazia um bom arranque, o que o colocava numa boa posição para recuperar na tabela classificativa, mas a duas voltas do final um problema técnico no acelerador fez com que não terminasse a prova deitando assim por terra as hipóteses de conseguir um lugar direto na final A.
Já na final B, onde apenas os dois primeiros classificados teriam acesso à final A, o piloto albicastrense arrancava da primeira linha da grelha. Logo no arranque e após a primeira curva, João Pinheiro mantinha a 3ª posição, vindo posteriormente a colocar-se na 2ª posição e sobre forte pressão ao 1º classificado, numa tentativa de ultrapassagem este sofreu um toque de outro concorrente que o fez embater no muro de proteção e a fazer com que o mesmo desse algumas voltas a capotar, tendo acabado por ali a prova.
Finalizado está assim o campeonato, a equipa JCP Racing e João Pinheiro terminam esta participação com o 6º lugar na geral e 4º lugar na divisão 1.
O jovem piloto refere que foi um início complicado devido às condições da pista, mas que todos deram o melhor para obter um bom lugar na grelha para a final, mas “infelizmente aquele problema na terceira qualificação, não nos permitiu o acesso à final A e na final B quando estava mais rápido que o 1º classificado e a tentar ultrapassar acabei por sofrer um acidente que me pôs fora de corrida”. Para João Pinheiro, agora é hora de recuperar, levantar a cabeça e começar a trabalhar no próximo ano, admitindo que pode conseguir dar uma melhor imagem daquilo que foi este ano”.