O 3º Festival Internacional de Tango Argentino da Beira Baixa chega a Castelo Branco entre 6ªfeira e domingo, 11 a 13 de outubro, em vários espaços da cidade, nomeadamente do Cine-Teatro Avenida e ao Parque Urbano da Cruz do Montalvão.
O evento é organizado pela associação albicastrense Puro Abrazo – Associação para a promoção e difusão sociocultural da cultura e do Tango Argentino e pelo Município de Castelo Branco.
Este festival surge do desejo de partilhar, transmitir, mostrar e experimentar a linguagem do tango nas suas diversas formas e o desejo de dançar.
A organização revela que o evento vai reunir fãs da modalidade, artistas e professores de referência a nível mundial, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural de experiências entre pessoas de vários cantos do mundo. Na última edição estiveram presentes mais de 300 participantes de 16 países.
O programa do evento conta com mais de 45 horas de Tango, aulas e workshops, 4 milongas, 3 exibições de tango por bailarinos profissionais, um espetáculo de Tango com orquestra e bailarinos, DJs e a presença da orquestra de Tango “Pal’Puchero Tango”.
Para o espetáculo de domingo, dia 13, os bilhetes estão à venda nos locais habituais, por 5€.
O festival tem previsto também aulas e atividades gratuitas para iniciantes que queiram aprender Tango e uma milonga gratuita aberta ao público, mas com inscrição prévia obrigatória.
Do programa destacam-se a presença de Cynthia Palácios e Sebastian Bolivar, Campeões Mundiais de Tango 2022, Isabel Costa, Nelson Pinto, Florencia Gil Bilbao, Gustavo Gutierrez, entre outros.