Idanha-a-Nova consolida-se como referência em agricultura sustentável com a chegada do SFT-EDIH – Polo de Inovação Digital para o setor Agroalimentar. O polo impulsiona a transição para uma agricultura mais inteligente e resiliente na primeira Bio Região de Portugal.
A vila idanhense dá mais um passo rumo à liderança na agricultura sustentável com a inauguração deste espaço localizado na Várzea, colocando a região na vanguarda da digitalização do setor agrícola, oferecendo soluções inovadoras para os desafios do presente e do futuro.
Em nota é referido que a instalação desta infraestrutura representa um investimento significativo na região e um reconhecimento do seu papel crucial na transição para sistemas alimentares mais sustentáveis. Ao combinar a experiência da região em agricultura biológica com as mais recentes tecnologias digitais, o polo irá impulsionar a inovação e a competitividade das empresas do setor agroalimentar local, nacional e internacional.
Conforme referiu o diretor executivo da BGI, entidade coordenadora do consórcio, “o nosso EDIH Smart Sustainable Farms, Food and Trade tem agora uma representação física na melhor Bio Região da Europa: Idanha-a-Nova, na Várzea”. Gonçalo Amorim afirmou que “contamos com uma área de 550ha disponível para agricultores biológicos e sustentáveis. Estamos muito entusiasmados com as perspetivas de nos aproximarmos ainda mais da comunidade agrícola”.
A inauguração da Sede do SFT-EDIH coincidiu com a realização do Congresso Mundial das Bio Regiões em Idanha-a-Nova, um evento que reuniu especialistas de todo o mundo para discutir o futuro da agricultura sustentável, coincidindo com a realização da 24ª Feira Raiana.