A AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa -, é uma das oito entidades parceiras do novo projeto europeu “Red CIFT”, que pretende promover itinerários náutico-culturais nos cinco rios da zona transfronteiriça de Portugal e Espanha.
Os parceiros deste programa Interreg, quatro espanhóis e quatro portugueses, participaram na reunião de lançamento do projeto, liderada pelo Cluster Marítimo – Marino de Andalucía, que decorreu na cidade de Málaga.
Em nota, a AEBB explica que o objetivo é criar uma rede de destinos náuticos-culturais sustentáveis no ambiente transfronteiriço dos países que ocupam os cinco grandes rios: o Minho, o Lima, o Douro, o Tejo e o Guadiana, e territórios envolventes como destino náutico-cultural.
O orçamento total deste projeto, cofinanciado pela União Europeia através do Interreg Espanha-Portugal, ascende a 816.646,61€.
Os membros do projeto pretendem criar itinerários náutico-culturais (cruzeiros fluviais) que constituem a espinha dorsal do território fronteiriço, com uma abordagem inovadora e socialmente inclusiva, promovendo o turismo responsável e preservando o património natural e cultural de cada destino. Tem também como objetivo criar sinergias entre o turismo de cruzeiros fluviais e o turismo cultural, transferindo conhecimentos e experiências entre as regiões transfronteiriças.
O projeto pretende ter um impacto significativo nas regiões participantes. A AEBB conta que os resultados esperados incluem o aumento do turismo fluvial, a criação de emprego e de oportunidades económicas, a preservação e a valorização do património cultural e natural, a melhoria da acessibilidade e a promoção da cooperação transfronteiriça. O programa pretende contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões envolvidas e irá reforçar a colaboração entre Portugal e Espanha, no domínio do turismo.