A APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil – e a GNR têm a decorrer, em conjunto pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha de Prevenção de Afogamentos. O objetivo é sensibilizar as pessoas para este problema de saúde pública e dar-lhes a informação certa para que possam proteger as suas crianças.
O objetivo é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, nomeadamente, nas praias, rios, barragens, piscinas ou tanques e dar-lhes a informação certa para que possam proteger as suas crianças e alertar para a ínfima quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança ocorra, refere a APSI.
Em comunicado é referido que, no triénio de 2020/22 foram 45 crianças que, neste período, perderam a vida num acidente por afogamento. A APSI e a GNR, em conjunto, pretendem sensibilizar e evitar que haja mais vítimas. Para o efeito, a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens de 2024, alerta para a diminuta quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança aconteça, bem como chama a atenção da sociedade para este problema de saúde pública.