O export.i9, promovido pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro -, com sede em Castelo Branco, um dos principais players na indústria agroalimentar, especializado em internacionalização, reforça a sua missão e posicionamento em dinamizar o processo de internacionalização de pequenas e médias empresas, com uma nova identidade gráfica e visual e uma estratégia de comunicação diferenciada e disruptiva.
Esta campanha tem como objetivo a simplificação da mensagem e uma maior proximidade aos empresários nacionais.
Em nota, a diretora da InovCluster explica que “sentimos que as empresas estão a passar por momentos de decisão e momentos-chave para os seus negócios. Para muitas delas, o seu crescimento e desenvolvimento depende de um “salto” para mercados exteriores. E é aqui que o export.i9 entra e tem um papel fulcral. A nossa experiência na internacionalização e em ajudar as empresas a ter sucesso lá fora é uma premissa para nós”.
Christelle Domingos acrescenta que “desde 2013, a InovCluster já organizou a participação de PMEs em 57 feiras e cerca de 285 empresas já beneficiaram de projetos de internacionalização”.
No âmbito do export.i9, as PME nacionais têm a oportunidade de beneficiar de apoios financeiros, de até 50% de financiamento (com um custo elegível máximo) para as suas participações em feiras internacionais, missõesempresariais e missões inversas com maior foco nos mercados alvo de Espanha, Suécia, Alemanha, EUA, Canadá, China e Emirados Árabes Unidos. Ainda neste projeto incorporam-se outras tipologias de ações como forma de complemento às ações presenciais, tal como criação de lojas online, adesão a marketplaces e marketing digital.
Christelle Domingos considera que “é importante que as empresas possam usufruir do apoio que a InovCluster fornece, através do export.i9, para se posicionarem, de forma eficaz, nos canais online para a venda internacional, através de ferramentas e canais digitais, tais como, lojas online, adesão a marketplaces e marketing digital para colocação dos seus produtos nos mercados. Esta é uma forma para ajudarmos as PME a estarem preparadas para responder aos novos paradigmas dos processos de comercialização e venda”. O export.i9 apresenta-se agora renovado, com uma imagem mais moderna e adaptada aos desafios do futuro, reforçando o seu compromisso e missão em dinamizar o processo de internacionalização e digitalização de pequenas e médias empresas, sendo este um convite às PME que querem ver os seus negócios “fora de portas”, um boost à inovação e à globalização.