A Junta de Freguesia de Castelo Branco já lançou a 4ª edição do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco. A entrega dos trabalhos deve ser feita entre 1 de setembro a 31 de outubro.
Este é um prémio bienal e que privilegia poemas em língua portuguesa e em língua espanhola. As obras são de tema e forma livres, não podendo os originais ser inferiores a 40 páginas e superiores a 80 páginas. E, como habitual, cada autor só pode participar com um único poemário, não publicitados por qualquer forma ou meio. O máximo de concorrentes a validar é de 1.500.
Esta é uma iniciativa que a organização tem “muito interesse em desenvolver” e que tem crescido de edição para edição, sendo o maior prémio literário em dimensão na Península Ibérica, referiu o presidente da Junta de Freguesia.
A maior diferença para esta edição, revelou José Pires, é o valor do prémio, que subiu dos 2.500€ para 3.500€, para cada poemário, sendo distinguido um em português e outro em espanhol.
Para a edição de 2025 do Prémio Internacional de Poesia António Salvado – Cidade de Castelo Branco, a Junta de Freguesia tem a expetativa de superar o número de participantes.
José Pires, presidente da Junta de Freguesia, recordou que na última edição participaram quase 3.000 autores.
Ora, a admissão dos originais deve ser feita por e-mail entre 1 de setembro a 31 de outubro. Os 10 candidatos finalistas serão conhecidos a 30 de dezembro. O anúncio dos vencedores acontece a 20 de fevereiro de 2025. E a cerimónia de entrega será a 20 de julho do próximo ano, durante o “ROIZ IV – Encontro Luso-Hispano-Americano de Música e Poesia”.
Ricardo Pires Coelho