A Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Interior, com o apoio da Câmara de Castelo Branco, levaram a cabo, pela primeira vez na Beira Interior, o Encontro Inter Regional de Escolas de BTT – Zona B, que trouxe até à região 143 promessas do ciclismo nacional, entre os 5 e os 14 anos, corredores pertencentes a doze Escolas de Ciclismo da metade centro e sul do país.
A Zona de Lazer vestiu-se de alegria e do colorido que caracterizam estas provas, tendo proporcionado condições excecionais para o desenrolar da prova de destreza/gincana e mini-sprint, para os mais pequenos, e da prova em circuito, formato XCO, para os participantes acima dos 9 anos, conta a organização.
Na prova de destreza, mais de metade dos 37 participantes sub-7 e sub-9, realizaram com êxito os obstáculos. Gabriel Fidalgo (Academia 20 km de Almeirim/Restaurante o Pinheiro) e Bodi Horne (BTT Loulé/Elevis), classificaram em 1º lugar, respetivamente nas categorias masculinos e femininos. Na categoria sub-11, Gabriel Maia (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Matilde Alves (Academia 20 km de Almeirim/Restaurante o Pinheiro), levaram melhor sobre os seus adversários masculinos e femininos. Em sub-13, Carminho Gaudêncio e Gonçalo Luciano, ambos da Triumtérmica/Águias de Alpiarça, impuseram-se face a toda a concorrência. Madalena Picamilho, das 24 horas de Altimetria/Ontrack; e Afonso Barros, do BTT Loulé/Elevis, venceram na categoria sub-15, foram os mais rápidos a cumprir as 6 voltas ao circuito.
Na classificação por equipas os Triumtérmica/Águias de Alpiarça, destacaram-se com a melhor pontuação.
As duas dezenas de pequenos corredores filiados na Beira Interior, defenderam com determinação as camisolas do CCCDR Colmeal da Torre|StarModular|Porta 32, do ADC Alfarazes – Guarda e do BTT Gardunha/Fundão.
Num balanço realizado ao evento, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, mostrou-se muito satisfeito por ter apoiado a realização deste evento, que impulsionou a dinâmica desportiva do concelho e da região, projetando-os no panorama do ciclismo nacional, numa lógica de continuar a apadrinhar esta modalidade tão querida dos albicastrenses. Por sua vez, José Marques, representante da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, em matéria de ciclismo de formação, salientou as ótimas condições para o desenvolvimento de provas nesta natureza, havendo capacidade para a continuação deste e outros eventos de maior dimensão como o Encontro Nacional de Escolas, uma das maiores festas do ciclismo português, que chega a envolver anualmente cerca de 600 crianças. Da mesma opinião foi Rita Teixeira, presidente do Colégio de Comissários, que coordenou a equipa de arbitragem. Quanto à direção da Associação de Ciclismo da Beira Interior, mostrou-se estar disponível e preparada para a aceitar novos desafios nesta vertente tão importante e determinante para o futuro do ciclismo regional e nacional.
A par do ciclismo federado, desta grande festa do ciclismo ainda fez parte a ação promovida pela Associação de Ciclismo da Beira Interior, de nome “Pedalar para o Futuro”, que, tendo um carácter aberto à comunidade e integrador das famílias, contou com duas gincanas, como sensibilização às duas rodas, a possibilidade de experimentarem em primeira mão o novo “bike park” (aproximadamente 1,5kms de trilhos abertos na Zona de Lazer), e outros entretenimentos como insufláveis para os mais pequenos, e uma aula livre de zumba para os mais crescidos.