A USIN – Universidade Sénior de Idanha-a-Nova – arrancou para mais um ano letivo, o 10º, depois de fazer reuniões iniciais em todas as faculdades do concelho.
Estas reuniões tiveram uma enorme aceitação por parte dos alunos, refletindo o entusiasmo e o espírito de comunidade que fazem da USIN um projeto tão singular, diz a autarquia idanhense em nota.
Para este ano regista-se um maior número de disciplinas e horas de aulas, oferecendo uma oferta educativa ainda mais diversificada e enriquecedora, é realçado em nota.
Assim, para este ano a USIN tem 15 Faculdades que abrangem as diversas freguesias do concelho de Idanha-a-Nova; 20 Grupos Culturais a promover a criatividade, a arte e a tradição; 26 Áreas Temáticas; 107 Disciplinas; e 141 Aulas Semanais.
Este projeto, comparticipado pelo Município de Idanha-a-Nova, “é um pilar essencial para o desenvolvimento social do concelho, promovendo o envelhecimento ativo e saudável, o convívio intergeracional e a inclusão social”, refere o autarca idanhense. Presente em todas as apresentações do início do ano, que decorreram pelo concelho, Armindo Jacinto acrescenta que “a USIN é, sem dúvida, uma referência que enriquece a vida dos seus alunos e da comunidade em geral, e que projeta Idanha-a-Nova como um território inovador no campo da educação sénior”.
Para a coordenadora do projeto, a USIN “vai muito além de uma simples instituição de ensino – é uma verdadeira comunidade de apoio, onde a troca de saberes e experiências fortalece laços e combate o isolamento. Carla Costa refere que “aqui, os alunos encontram um espaço de pertença, onde são respeitados, valorizados e desafiados a continuar a crescer e a aprender, independentemente da idade”.