Unidade Móvel de Saúde de Proença-a-Nova regista aumento de atendimentos em 2023

A Unidade Móvel Saúde do Município de Proença-a-Nova atendeu 247 utentes pela primeira vez no total de 2.176 atendimentos realizados ao longo de 2023. Estes números foram revelados pela autarquia local, em nota, onde é referido que estes valores representam um aumento de 123 novos utentes e mais 214 do total de atendimentos realizados.

Este somatório corresponde a 272 saídas que este serviço realizou nas aldeias e centros de dia do concelho, num total de 168 locais visitados, o que correspondeu a 9.827km percorridos. A média de idades ronda os 67 anos, face à média de 5 anos registada em 2023, e isso explica-se pelo regresso de reformados às suas aldeias de origem, durante o último ano, esclarece o município de Proença-a-Nova.

De acordo com o técnico de diagnóstico e terapêutica as principais preocupações da população são a diabetes e o colesterol elevado, sendo o seu papel de despertar as pessoas para a importância de manter uma alimentação saudável, para a prática de exercício físico.

No balanço do ano passado, Carlos Dias teve de encaminhar 16 utentes para os serviços de urgência (dos quais 2 tiveram a necessidade de acionar o INEM) e 48 utentes para o acompanhamento familiar com o médico de família devido aos valores registados nos rastreios. Entre estes, encontram-se os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos, ácido úrico, avaliação de tensão arterial, SpO2, de peso e índice de massa corporal e de temperatura. Participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, acompanhou os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.