A partir de agora, já é possível passear na freguesia de Castelo Branco através de um trishaw (triciclo elétrico), combatendo a solidão, através do “Pedalar Sem Idade”.
O intuito é proporcionar passeios gratuitos, no sentido de combater a solidão e o isolamento junto das pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, assim como jovens. Estes veículos são conduzidos por voluntários, que têm uma formação prévia.
Voluntários que eram esperados cerca de 5 ou 6, mas inscreveram-se 19, superando todas as expetativas para o arranque deste projeto, enalteceu José Dias Pires, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
De acrescentar ainda que os voluntários que conduzem os trishaw terão direito a compensações. Quanto às rotas, há passeios já definidos, havendo outros pensados, mas também por vontade dos que vão passear. A duração é de 45 a 60 min.
O “Pedalar Sem Idade” é um trabalho promovido pela Junta de Freguesia de Castelo Branco, em parceria com associações e instituições da freguesia.
De origem dinamarquesa, esta iniciativa já se encontra implementado em outros pontos do país. Com o lema “Pelo Direito ao Vento nos Cabelos”, o objetivo passa por tirar estas pessoas, idosas ou jovens com dificuldades de locomoção, de casa, afirmou Margarida Guedes de Quinhones, diretora executiva da Pedalar Sem Idade Portugal.
Margarida Guedes de Quinhones, diretora executiva da Pedalar Sem Idade Portugal, é natural de Cebolais de Cima, e revelou estar muito satisfeita por este projeto chegar agora a Castelo Branco, contribuindo para combater o isolamento.
O protocolo entre as duas entidades foi assinado esta 2ªfeira, 26 de junho.
Ricardo Pires Coelho