“Uma Poética Resistência” em exposição no Museu Francisco Tavares Proença Júnior

10 jun “Uma Poética Resistência” em exposição no Museu Francisco Tavares Proença Júnior

O Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco tem patente a exposição “Uma Poética Resistência”, até 21 de outubro.

Esta mostra apresenta um importante conjunto de pinturas, desenhos, gravuras e fotografias da Coleção do Museu do Neo-Realismo.

“Uma Poética Resistência” é o título da exposição, que conta com a curadoria de David Santos, historiador de arte e curador de arte moderna e contemporânea.

A autarquia de Castelo Branco diz que se trata de uma parceria entre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e o Museu do Neo-Realismo. Na exposição os visitantes podem conhecer o trabalho de 37 artistas. Através de suportes diferentes, desde pinturas, desenhos, gravuras e fotografias. A exposição pretende de forma deliberada por em confronto promessas de emancipação e poéticas resistentes, uma fatura de modernidade estética, particulariza os resultados do neorrealismo português, mesmo quando retrata a “figuração do povo” e as suas condições sociais mais desfavoráveis. Ao mesmo tempo, a matriz de pluralidade formal da produção artística desse período e o sentido crítico da sua comunicação devem apoiar uma distinção inequívoca face ao retorno da “figuração”, da “história” e da “identidade” que assistiu as políticas oficiais dos regimes ditatoriais da Europa, e que insistiram no controlo sobre os significados da arte, tendo em vista a perpetuação dos poderes instituídos.