Trinta e sete confrarias de norte a sul do país assistiram em Oleiros ao V Capítulo da Confraria do Cabrito Estonado, marcado pela entronização de mais novos confrades.
Após três anos de interregno devido à pandemia, a instituição, fundada em maio de 2015, voltou a organizar um convívio entre pares e receber todos quantos dedicam algum tempo das suas vidas a defender a gastronomia portuguesa, as raízes intrínsecas de cada território.
A autarquia conta que o vice-presidente da Câmara de Oleiros, e elemento fundador da Confraria do Cabrito Estonado, Paulo Urbano, referiu-se à importância dos destinos gastronómicos bem como ao incremento do turismo dos sabores de Oleiros. Nesse sentido, afirmou que “a Câmara de Oleiros, com restaurantes e produtores está a trabalhar na Certificação como Especialidade Tradicional Garantida da União Europeia”.
O vice-presidente fez um reconhecimento público a quem, no passado, preservou esta iguaria e deixou ainda elogios ao trabalho desenvolvido pela Confraria do Cabrito Estonado “refletido no facto do Cabrito Estonado ser conhecido além-fronteiras”.