Trabalhadores Não Docentes de três escolas do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano em greve

EB João Roiz

Entre os dias 16 a 18 de outubro, os trabalhadores não docentes da EB João Roiz, EB1 Do Valongo e EB1 da Quinta da Granja, do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, em Castelo Branco, vão estar em greve das 15h às 17h.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, desta forma estarão em luta pela colocação de mais trabalhadores para as funções assistentes operacionais.

Em nota é referido que “as condições de trabalho têm vindo a deteriorar-se nos últimos anos com a saída de vários trabalhadores, por diversos motivos, aposentação, mudança de local de trabalho, etc” e que, no presente ano letivo, o dia-a-dia destes trabalhadores está sujeito a ritmos de trabalho tão intensos, que “humanamente os está a afetar tanto física como psicologicamente”.

Assim, no 1º dia de greve, pelas 15h, os trabalhadores destas escolas irão deslocar-se até à frente da Câmara de Castelo Branco, entidade responsável pela contratação de trabalhadores para as escolas.

No 2º dia de greve vão ficar em frente à Escola Básica João Roiz para também exigir aí, essa reivindicação. E no último dia da greve parcial, dia 18, os trabalhadores vão deslocar-se novamente para a frente da Câmara Municipal para exigir a colocação de mais trabalhadores.

O Sindicato acrescenta que, caso essa colocação de trabalhadores não se verifique, esta luta irá continuar de outras formas, “o que pode causar dificuldades a toda a comunidade escolar”.