Toulões, no concelho de Idanha-a-Nova, volta a encher-se de vida com a celebração da natureza, da cultura e da identidade local, com mais uma edição do Festival da Rosa Albardeira, a decorrer este fim-de-semana, 12 e 13 de abril.
Chegando à sua 4ª edição, o evento afirma-se como uma referência na valorização do património natural e imaterial da região, tendo como símbolo inspirador a delicada e rara rosa-albardeira, flor silvestre que cobre de cor os campos de Toulões durante a primavera.
Durante dois dias, Toulões transforma-se num espaço de encontro entre gerações, saberes e sabores. O programa propõe uma experiência rica e diversificada, que combina tradição, música, gastronomia, natureza e participação comunitária, realça a autarquia de Idanha-a-Nova.
No sábado, destaque para a Feira de Produtos Regionais, onde produtores locais dão a conhecer o melhor da agricultura, doçaria, queijos, enchidos e artesanato da região. O espaço conta também com tasquinhas e restaurantes. A animação nas ruas chega com o Duo Diogo & Marco, que prepara o ambiente para a Grande Noite de Fados, às 21h30.
Já no domingo, de manhã, há o Passeio Pedestre “Rosa Albardeira”, que convida os participantes a percorrer 16km por trilhos floridos, numa caminhada de dificuldade média/alta que revela paisagens deslumbrantes (inscrições até 10 de abril). À tarde, há música com Frederico Alves e os Amigos do Fole, workshop de Produtos Silvestres, concerto do Grupo de Canto Tradicional do Polo de Toulões da Universidade Sénior de Idanha-a-Nova e um espetáculo de José Malhoa (17h30).
O festival é organizado pelo IDANHA1000, Município de Idanha-a-Nova e Junta de Freguesia de Toulões.
