Álvaro Siza Vieira, arquiteto, autor, designer e artista de renome que celebra em junho o seu 90º aniversário, apresenta a exposição individual Two Towers (Duas Torres) no Fórum de Arquitetura Aedes em Berlim, patente entre até 5 de julho.
A Torre de Vigia da Serra das Talhada, no concelho de Proença-a-Nova, é uma das duas torres em destaque, a outra é uma torre residencial em Manhattan.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal, refere em nota que “é para o concelho motivo de orgulho ver exposta em Berlim a Torre de Vigia e ficar ligado à celebração do 90º aniversário do Arquiteto Siza Vieira, nome maior da arquitetura contemporânea portuguesa”.
Para o autarca, “desta forma, Proença-a-Nova é também divulgada, tornando-se consequentemente ponto obrigatório de passagem e visitação para os amantes de arquitetura, mas também de natureza pois permite a contemplação de ambos”.
Já o escritório de arquitetura de Álvaro Siza Vieira refere que esta exposição “revela a dualidade das suas mais recentes torres, tão distintas apesar da elegante simplicidade que partilham: a torre residencial em 611 West 56th Street, na selva urbana de Manhattan, e a torre de vigia em Proença-a-Nova, na floresta perene do centro de Portugal. Cada uma funciona como uma espécie de miradouro para as infinitas paisagens de Nova Iorque e do Geopark Naturtejo, pois as torres de Álvaro Siza dependem menos da altura e mais da clarividência – da visão clara e penetrante das coisas”.
Inaugurada em 2021, a Torre de Vigia da Serra das Talhadas é hoje um importante ativo turístico do concelho de Proença-a-Nova e acumula, em simultâneo, a função de vigia na época crítica dos incêndios florestais.