O Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas José Sanches de Alcains e São Vicente da Beira, concelho de Castelo Branco, voltou a ser palco de uma grande festa do judo, com a realização do Torneio Infantil e Juvenil Mestre José Melo 2025.
A iniciativa reuniu 180 crianças e jovens, com idades entre os 6 e os 14 anos, em representação de 20 clubes de norte a sul do país, promovido pela Associação Distrital de Judo de Castelo Branco.
A competição proporcionou um ambiente desportivo, com fair-play e partilha entre pequenos judocas em início de percurso competitivo.
A organização conta que o grande destaque deste torneio foi a homenagem ao mestre José Melo, figura incontornável do judo regional, é um dos fundadores da Associação Distrital de Judo de Castelo Branco e um dos maiores impulsionadores da modalidade no distrito de Castelo Branco, com um legado que atravessa gerações. O mestre Melo continua ativo como treinador, mantendo viva a paixão pela formação de jovens atletas.
No final todos os judocas subiram ao pódio onde o lema é “Um pódio para todos!”, incutindo-lhes o gosto pela competição saudável e a aprendizagem das regras.
Os troféus por equipas foram entregues ao clube de Vila Nova de Gaia, Club de Judo RS que conquistou o 1º lugar, à Escola de Judo Ana Hormigo que alcançou o 2º lugar e à Academia de Judo de Castelo Branco, com o 3º lugar.
Para a Associação Distrital de Judo de Castelo Branco, este torneio infantil e juvenil reforçou a importância da formação dos jovens judocas, “base essencial para o crescimento sustentável da modalidade e para a construção dos campeões de amanhã”.
