A Sociedade dos Amigos do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, comemora o Dia Internacional dos Museus, com o tema de 2024 “Museus para a Educação e para a Investigação”.
A data é celebrada no sábado, 18 de maio, às 15h, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, com uma exposição e conferência “Estórias de um Arquivo Judicial – A Grande Devassa, os 200 anos do Liberalismo”. A atividade tem entrada livre.
Em nota é referido que a sessão vai contar com a apresentação os três volumes da “Grande Devassa 1820 – 1920”, da autoria de José Avelino Gonçalves, Juiz Desembargador do Tribunal da Relação de Coimbra e investigador, com ilustrações de Cláudia Gonçalves, e focada, entre outos temas, no processo de ”Dona Bárbara Joaquina do Tortosendo e a transumância”, bisavó do fundador da Museu.
A conferência e apresentação da obra serão moderadas por João Lobo, presidente da Câmara de Proença-a-Nova.
Também ficará patente ao público uma pequena mostra documental, um sobre marcas d´água em processos judiciais, nomeadamente sobre fábricas da região serrana da Lousã e Góis, outra, sobre alguns processos usados para a criação das estórias dos livros. A exposição é apresentada por Fernando Santos Costa, escritor, monografista, cartunista e ilustrador de livros, tendo também sido jornalista.