O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, é o cenário de abertura da nova temporada de concertos da Sinfonietta de Castelo Branco, dedicada à Beira Interior, esta 6ªfeira, 5 de setembro, às 21h30.
Esta temporada propõe-se a celebrar o território através da música, com um programa que cruza épocas e estéticas distintas.
O programa começa com o Concerto para Violoncelo e Orquestra nº 1 em Dó maior, de Joseph Haydn, uma obra que alia lirismo e virtuosismo, composta entre 1971 e 1975 e redescoberta apenas em 1961, no Museu Nacional de Praga. A interpretação irá estar a cargo de Samuel Sousa, jovem violoncelista albicastrense, distinguido com Prémio Maria do Carmo Gomes no Concurso Interno 2024 do Conservatório Regional de Castelo Branco.
Segue-se a Sinfonia nº 9 em Mi menor, op. 95, conhecida como “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvořák, composta durante a sua estadia nos Estados Unidos da América e estreada em 1893 no Carnegie Hall, em Nova Iorque. Com quatro andamentos distintos, esta sinfonia é uma das obras mais interpretadas e reconhecidas do repertório orquestral internacional.
O concerto será dirigido pelo maestro Bruno Cândido e marca o arranque da Temporada 2025/26 da Sinfonietta de Castelo Branco.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, por 8€.