SEMPRE pede explicações sobre a implementação de videovigilância na cidade

Fotografia: Ricardo Pires Coelho

O SEMPRE – Movimento Independente votou contra a instalação de câmaras de segurança em algumas zonas da cidade de Castelo Branco, justificando que houve falta de informação sobre este assunto por parte da autarquia.

Esta tomada de decisão foi conhecida pelos três vereadores do SEMPRE, em conferência de imprensa, realçando que pode estar em causa a privacidade dos cidadãos.

Luís Correia começou por dizer que alertam a comunidade “para uma matéria que consideramos ser muito sensível”, criticando a falta de informação disponibilizada por parte da Câmara de Castelo Branco.

A autarquia assinou, recentemente, um protocolo com o Comando Distrital de Castelo Branco da PSP. Este documento, disponibilizado aos jornalistas, não apresentava os locais onde irão ser instaladas as câmaras, nem o número de câmaras, nem quando irá acontecer a instalação das mesmas.

Apesar desta falta de informação, o vereador do SEMPRE Jorge Pio esclareceu que “não colocamos em causa a boa intenção da PSP”, mas querem fundamentações.

Jorge Pio acrescentou que os vereadores do SEMPRE manifestaram descontentamento e acusam a Câmara de Castelo Branco de tomar uma decisão de forma “leviana”.

Pois, em causa, “está a privacidade dos cidadãos e não pode ser tomada a decisão desta forma”, acrescentou Jorge Pio.

A terminar, Luís Correia afirmou que “para uma iniciativa desta importância, tomada desta forma, pode ser o início de um caminho que não nos interessa”.

De acrescentar ainda que o SEMPRE não coloca em causa a legalidade do protocolo e da instalação das câmaras de segurança.

Ricardo Pires Coelho