O SEMPRE – Movimento Independente considerou que a apresentação da ORU – Operação da Reabilitação Urbana – para a zona histórica de Castelo Branco representa “o fracasso do PS”.
Em conferência de imprensa os vereadores da oposição lembraram que a reabilitação desta zona histórica foi a grande bandeira da campanha socialista nas eleições autárquicas de 2021 e que a ORU é “a demonstração que o PS embarcou numa utopia” e que o próprio presidente da Câmara Municipal confessou durante a apresentação, disse Luís Correia.
Também Jorge Pio corroborou da ideia e lembrou os objetivos apresentados pelos socialistas na campanha, que passava por 250 novas famílias e jovens; criação de 500 novos postos de trabalho bem remunerados e com futuro; instalação de 50 novas empresas; apoio a 100 empreendedores jovens; reabilitação de 250 novas habitações; mais 100 camas em hotelaria.
Com o plano apresentado, Jorge Pio sublinhou a “falta de compromisso” do executivo socialista.
Jorge Pio, vereador do SEMPRE, disse que depois de três anos é que são apresentadas as ideias para a zona histórica de Castelo Branco e que, ao contrário do que foi dito pelo autarca, este trabalho foi começado há poucos meses e não desde o início do mandato, pois os arquitetos foram contratados em abril.
O vereador da oposição acrescentou que das 250 casas que eram para reabilitar, apenas são conhecidas três. O SEMPRE esclareceu ainda que não estão a por em causa o trabalho técnico e sim a política seguida pela autarquia do PS.
Ricardo Pires Coelho