O SEMPRE – Movimento Independente mostra-se, uma vez mais, preocupado com a demora no apoio associativo e condena a forma como está a decorrer o processo de atribuição dos apoios às associações do concelho de Castelo Branco.
Em comunicado, este movimento refere que no passado dia 1 de agosto, em Reunião Extraordinária, foram votados os Projetos de Regulamento de Apoio ao Associativismo e de Regulamento de Apoio ao Associativismo Desportivo, “o que significa que este Executivo Municipal demorou praticamente 1 ano para dar esse passo” (teve início a 9 de setembro de 2022).
E apesar de toda esta demora, o SEMPRE afirma que de diferente “pouco ou nada de substancial: não existe simplificação, continua a não haver critérios objetivos e quantificados e continua a necessidade de emitir avisos de abertura para definição de critérios”.
A oposição considera que os novos Regulamento são “menos transparentes e menos universais”, deparando-se com “incoerências” e concluem que “a necessidade de apresentar novos regulamentos não passou de uma ação com vista a disfarçar o desastre que foi a aplicação do regulamento no ano de 2022”.
Para o SEMPRE o executivo da Câmara de Castelo Branco “tem uma enorme incapacidade de concretizar” e que na prática, “nada de estrutural se altera”.
Até ao momento, nenhuma associação recebeu apoios relativos a 2023. E com as formalidades ainda necessárias até o processo estar concluído “apenas vamos ter apoios para a atividade regular em novembro (num cenário otimista)”, refere o movimento liderado por Luís Correia.
A terminar, o SEMPRE conclui que o executivo “não priorizou na sua ação para as Associações” o que no entender dos vereadores “é desrespeitoso” e consideram que este é um exemplo da “desastrosa ação deste executivo”.