O MUTEX – Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima, concelho de Castelo Branco, acolhe esta 2ªfeira, 13 de novembro, às 15h30, o 8º Seminário Internacional Vias da Transumância e Caminhos Rurais. Numa organização da Naturtejo com os municípios de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia de Rosmaninhal e parceiros, este Seminário irá apresentar a Rota Europeia da Transumância e Caminhos Rurais.
A Naturtejo, enquanto sócia fundadora da Associação Internacional Vias da Transumância e Caminhos Rurais, viu a candidatura a Itinerário Cultural ser recentemente certificada pelo Conselho da Europa.
Em nota é explicado que a revalorização das práticas tradicionais em transumância e pastorícia, bem como os desafios e oportunidades atuais e futuros enquadram-se numa estratégia territorial e socioeconómica que deve ser implementada com relevância crescente. A certificação concedida no passado mês de maio à Rota da Transumância e Caminhos Rurais, como Itinerário Cultural do Conselho da Europa, aporta um maior valor e apoio institucional, que deverá contribuir para valorizar nos municípios do geoparque as memórias da transumância, as práticas sustentáveis e produtos ligados à cultura pastoril, assim como a relevância milenar dos caminhos rurais enquanto eixos de ligação entre as comunidades e, hoje também, de fruição da paisagem e dos patrimónios.
Esta é uma iniciativa de encontro e partilha entre cientistas, técnicos, representantes de universidades e entidades do mundo da pastorícia e transumância, assim como dos percursos pedestres. O objetivo do Seminário Internacional Vias da Transumância e Caminhos Rurais será o de reunir representantes das entidades e instituições associadas à área, e daqueles que aspiram a fazer parte desta associação, para apresentar resultados de boas práticas e experiências no âmbito da certificação das Vias da Transumância como Itinerário Cultural do Conselho da Europa.