Rua da Portela em Vilar de Boi vai receber obras de requalificação

Rua da Portela em Vilar de Boi vai receber obras de requalificação

A Rua da Portela, em Vilar do Boi, concelho de Vila Velha de Ródão, vai ser alvo duma intervenção de requalificação urbanística de forma assegurar o alargamento da via. O objetivo é permitir o trânsito viário em condições de segurança e facilitar o acesso ao centro da aldeia, melhorando assim a comodidade dos moradores e a possibilidade de utilização dos seus veículos, explica a autarquia rodanense.

A empreitada centra-se na zona norte de Vilar do Boi, que foi outrora a principal entrada do aglomerado, mas perdeu relevância devido à construção do IP2, hoje já desclassificado para EN3, que definiu um novo nó de acesso à povoação pelo lado nascente. Com esta nova entrada, e atendendo às grandes condicionantes de largura da Rua da Portela, a circulação viária de e para a aldeia acabou por se efetuar, preferencialmente, pelo lado nascente, ficando a Rua da Portela praticamente sem movimento viário.

Luís Pereira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, esclarece em nota que “além dos constrangimentos à circulação viária, a reduzida largura da via que dificulta a realização de obras de reconstrução e restauro de imóveis ali existentes e é um dos motivos que tem levado a um gradual abandono das antigas construções, quer sejam moradias, quer apoios ou garagens, o que contribui para a degradação do ambiente urbano, situação que pretendemos contrariar através da requalificação da entrada norte e facilitando o acesso ao centro da aldeia por esta via”.

A obra, que se encontra em vias de adjudicação e deverá arrancar em setembro, tem custo previsto de cerca de 72 mil euros e um prazo de execução de 120 dias. Além de contemplar o alargamento da via – através da demolição dos muros existentes no lado nascente, numa extensão aproximada de 100m –, e implementar uma faixa central com 4,50m de largura, a pavimentar em betuminoso, com duas faixas laterais constituídas por calçada de granito, o projeto inclui ainda a criação duma entrada no arruamento, a norte. Nesta zona, está ainda prevista a demolição de três edifícios degradados, a execução de passeios laterais e a plantação de algumas árvores de alinhamento.