Rosário Bello, artista plástica, vai estar em Itália de 11 a 20 de maio com uma exposição na Galeria do Centro di Aggregazione Culturale, em Ragusa, com o apoio do Município de Vila Velha de Ródão, ao qual a artista tem fortes ligações.
Para a artista, o apoio da autarquia Rodanense é um “regresso” e também “um grande reconhecimento por parte do Município por uma artista da terra e pela minha arte. É uma grande honra levar com a minha arte esta terra tão especial que acolheu a minha família e me viu crescer”.
Na mostra, Rosário Belo vai apresentar 13 saias temáticas. Cada saia é inspirada num tema, tendo todas elas em comum o traço e as cores da artista, revela a autarquia.
As três saias de Vila Velha de Rodão, pintadas propositadamente para esta exposição, têm como temas o “Tejo Rupestre”, baseada no Rio Tejo e a sua Arte Rupestre tão representativa da arte de outros tempos, onde os azuis da cor espelham o rio e a arte Rupestre nos mais variados simbolismos; a “Oliveira da Serra” alusiva aos produtos tradicionais da região, aos lagares e ao seu azeite; e uma saia intitulada “Para ti Vila Velha de Ródão” que presta homenagem ao concelho.
Para Rosário Bello, este trabalho pretende ser “um pouco do que vejo e sinto sobre Vila Velha de Rodão, a história de um lugar que ficou na minha memória e não menos no meu coração, quer pela minha história de vida, quer pelas suas gentes e amigos que fiz e que ainda hoje tenho”. Mas estas saias são também “um agradecimento pelo carinho e apoio que continuo a sentir”,afirma.
A artista acrescenta que o apoio que recebeu da autarquia Rodanense para realizar esta exposição é importante e especial, pois “é a primeira vez que um Município se propõe a apoiar-me, sem eu ter que o pedir, o que é de facto um grande reconhecimento para um artista, sinal de que a minha caminhada não foi em vão e que estou no bom caminho”, conclui.