Ricardo Toscano vai subir ao palco do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, este domingo, 25 de fevereiro, às 16h.
O músico apresenta-se com o seu saxofone alto, acompanhado por Romeu Tristão, no contrabaixo, e João Pereira, na bateria.
A formação saxofone-contrabaixo-bateria foi popularizada no final dos anos de 1950 por Sonny Rollins para se exprimir em maior liberdade sem as amarras de um instrumento harmónico como a guitarra ou principalmente o piano. Seguindo o mesmo princípio, Ricardo Toscano tem investido, paralelamente ao seu aclamado quarteto com o pianista João Pedro Coelho, neste enquadramento de cariz mais aberto como a sua forma complementar de expressão artística.
Se, quando surgiu nos palcos, muito jovem ainda, Ricardo Toscano começou por ser encarado como um menino-prodígio do saxofone alto, hoje é já um dos maiorais do jazz feito em Portugal.
O jazz que este trio cria, é notório de que será vivido, intenso, autêntico e muito afirmativo, sem medos nem antecipados pedidos de desculpa. Um jazz com alma e personalidade, as duas principais características que fazem deste género musical, em qualquer parte do mundo, aquilo que é.
Os bilhetes estão à venda nos locais habituais, por 4€ e 5€.