Em 2024, o Executivo Municipal de Proença-a-Nova irá continuar a realizar metade das reuniões públicas de forma descentralizada, percorrendo vários pontos do concelho.
A autarquia revela que a primeira será no dia 19 de fevereiro, na Escola Pedro da Fonseca. Esta terá um carácter diferente, pois os delegados de cada turma serão convidados a participar na reunião com objetivo de incentivar os jovens à participação democrática, num ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de abril.
A proposta do executivo foi aprovada, por unanimidade, na última reunião de câmara (18 de dezembro), com o intuito de se reforçar a relação de proximidade com a população e melhorar o conhecimento das nossas terras e das necessidades das suas gentes. As reuniões irão manter a hora e as datas, mudando apenas o local, desta forma o calendário previsto das reuniões descentralizadas é o seguinte, 15 de abril em Vale da Mua, 17 de junho em Sobrainho dos Gaios, 19 de agosto em Chão do Galego, 21 de outubro em Lameira d’Ordem e 16 de dezembro em Sobral Fernando.
O Município de Proença-a-Nova considera que estas reuniões públicas descentralizadas são um instrumento de participação que os munícipes têm à disposição para intervir diretamente com o executivo. Além de favorecerem a proximidade junto da população, estas reuniões permitem ao presidente e aos vereadores da Câmara Municipal ouvir, esclarecer e prestar contas da gestão municipal, contribuindo assim para uma democracia local mais próxima e participativa.
Os munícipes interessados em intervir deverão proceder à respetiva inscrição, que pode ser feita no dia da reunião. Recorde-se que as reuniões do executivo camarário realizam-se à primeira e à terceira 2ªfeira do mês, às 10h. A primeira reunião mensal é privada, enquanto a segunda está aberta à participação dos munícipes ou quaisquer outros interessados.